quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Top 10 Monumentos de Lisboa

Olá :) Entao esta quarta-feira tratou-vos bem?
Eu espero que sim.
Esta semana tem sido marcada pela greve dos transportes que tem alterado a rotina de muitas pessoas mas temos de saber dar a volta à situação.

Bem vamos ao assunto de hoje que é sobre os monumentos de Lisboa, cidade onde eu nasci e moro.
Eu adoro esta cidade, gosto de visitar a parte mais antiga e sentir aquela nostalgia sempre recheada de boas recordações.

Reduzi a 10 os Monumentos de Lisboa que eu acho que são indespensáveis conhecer ou voltar a visitar para quem ja conhece.



Cidade das 7 Colinas


1º Castelo de S. Jorge
  • Com vários seculos de existência é o simbolo mais emblemático da cidade de Lisboa e tem uma vista sobre a cidade absolutamente incomparável. É o monumento mais visitado pelos turistas.






2º Mosteiro dos Jerónimos
  • Encomendado por D.Manuel I no princípio do seculo XVI, pouco depois do regresso de Vasco Da Gama, é hoje um testemunho monumental da riqueza de Portugal na época dos Descobrimentos. Foi financiado em grande parte pelo comércio das especiarias. É considerado património mundial da UNESCO.







3º Torre de Belém

  • É um monumento construído tambem no reinado de D.Manuel I, apesar do plano de construção da torre para uma função defensiva da barra do rio Tejo vir do tempo de D. João II. Foi concluída em 1520. É hoje considerada uma das 7 maravilhas de Portugal e património da UNESCO.



4º Praça do Comércio ou Terreiro do Paço
  • Palco de vários acontecimentos marcantes da história portuguesa, é uma das maiores praças da Europa. Sofreu grandes estragos no terramoto de 1755 e foi Marquês de Pombal o principal autor do seu processo de reconstrução. No meio da praça está a estátua de rei D. José I construída no século XVIII e temos tambem o Arco da Rua Augusta construído no mesmo tempo que a estatua de D. José mas só ficou finalizado em 1875 após disputas políticas.





5º Sé de Lisboa

  • Foi mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques, três anos depois de este ter conquistado Lisboa aos Mouros. Foi onde o Santo António foi baptizado. Foi construída sobre uma antiga mesquita. Nos anos 90 foram realizadas escavações arqueologicas que descobriram uma série de infra-estruturas que remontam à época das ocupações islãmicas.



Claustro da Sé de Lisboa (escavações arqueológicas)



6º Casa dos Bicos
  • A casa foi construída em 1523 a mandato de D.Brás de Albuquerque, filho do segundo governador da Índia portuguesa, Afonso de Albuquerque, para fazer dela a sua casa. No futuro irá ser a Fundaçao José Saramago e acolher a biblioteca do escritor.




7º Cordoaria Nacional

  •  Antiga Real Fábrica da Cordoaria da Junqueira, data de 1779 e fica em Bélem.  Lá fabricavam-se cabos, cordas de sisal, velas e bandeiras que equipavam as naus portuguesas. Com 1 km de distância é o edifício mais comprido de Portugal onde hoje se realizam grandes exposições.


8º Convento (Igreja) do Carmo
  •  Convento do Carmo foi fundado por D. Nuno Álvares Pereira em 1389. Ficou em ruínas devido ao terramoto de 1755. No reinado de D. Maria I iniciou-se a reconstrução de uma ala do convento mas os trabalhos foram interrompidos em 1834 devido à extinçao das ordens religiosas. Actualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo.






9º Basílica da Estrela 
  • Construído na segunda metade do século XVIII a ordem de D. Maria I, filha de D. José I. D. Maria I jurou construir uma Igreja se tivesse um filho para herdar o trono. A construção da Basílica foi iniciada em 1779 mas infelizmente o menino da rainha baptizado de José, veio a falecer dois anos antes da Basílica ser acabada em 1790.



10º Vilas Operárias da Graça
  • Na mais alta colina de Lisboa e num dos bairros mais antigos e bonitos de Lisboa está a Graça. Com a industrialização do Beato e Xabregas, o bairro da Graça conhece novos habitantes, nomeadamente operários que ali decidem morar. Passamos para o período dos pátios, dos bairros operários e sobretudo das vilas operárias, construídas com um sentido urbanístico. Aqui vos indico algumas vilas operárias da época e dois miradouros perto dessas vilas que é "obrigatório" visitarem.

    Bairro Estrela D´Ouro
    (Construído em 1909 pelo arquitecto Agapito Serra Fernandes)





Vila Sousa (construída em 1890)





Vila Berta (construída entre 1902 e 1908)





Miradouro de Sophia de Melo Breyner (perto da Vila Sousa)



Miradouro da Nossa Senhora do Monte (perto do Bairro Estrela D´Ouro)









Antigo Cinema Royal (onde hoje funciona um Pingo Doce, situa-se na rua da Graça)



Bem como podem ver Lisboa é uma cidade lindíssima, cheia de lugares interessantes para visitar e aqui só menciono 10 deles mas existem muitos mais que deliciam os nossos olhos e imaginação.
Penso que praticamente todos os locais que indiquei podem ser visitados gratuitamente a um determinado dia e hora (normalmente é aos domingos) à excepção do Castelo de S. Jorge que a entrada é cerca de 7 euros para os que não residem em Lisboa.

Espero que tenham gostado e até à próxima :)

Beijinhos!!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, espero que tenhas gostado :)
Vou responder ao teu comentário no mesmo post onde comentas-te, fica atento/a.
Obrigado, beijinhos ;)