segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Be Healthy, Be You

 
 
Isabel Caro era uma modelo francesa que decidiu mostrar ao mundo como a industria da moda incentivava os modelos a ser, apesar da sua anorexia anteceder-se ao periodo como modelo, foi pedido a Isabel por elementos dessa industria que perdesse mais peso apesar dos seus então pouco mais de 40 kilos.
 
 
 
 
Aquela imagem iludida de mulheres modelos altas, com rostos lindos e super fotogénicos, corpos magros exibindo roupas de tirar o fôlego afetou muito a auto-estima das mulheres.
 
Existiram eras em que a mulher com medidas digamos "normais" com curvas e com peso mais saudavel era muito atrante, temos figuras lendárias que assim o comprovam, como o exemplo de Marilyn Monroe que conseguia fazer parte das fantasias de todos os homens na sua época.
 
Desde entao houve uma conjuntura de esteriotipos muito parecidos ao de Marilyn, mulheres atléticas, e confortaveis com as suas curvas, até mais ou menos a meados dos anos 90 quando surgiram figuras como a Kate Moss que vieram alterar aquilo que muitos consideravam ser atraente nas mulheres.
 
As mulheres com medidas proporcionais ao seu corpo começavam a ser consideradas excessivamente pesadas para esta industria que ilustra as mais recentes têndencias de vestuário e beleza nas passereles e em capas de revistas, vistas por milhões de pessoas em todo o mundo.
 
O que começou por ser uma estratégia dos grandes nomes da moda para pouparem tecido no desfile com as modelos, tomou proporções preocupantes, principalmente no ocidente.
 
Ainda hoje vemos actrizes muito famosas a serem criticadas por serem demasiado pesadas quando têm corpos que eu consideraria absolutamente normais e saudáveis.
Essas mulheres vêem-se "obrigadas" a perder peso para encaixarem-se nos padrões de Hollywood, mas vemos também outras mulheres com nomes muito reconhecidos que não cedem a tamanho disparate e exibem os seus corpos curvilíneos e muito bonitos eu diria, com muito orgulho.
 
Devido ao avançado estado de anorexia em que Isabel Caro se encontrava, a modelo de 28 anos perde a sua batalha contra a doença e morre em Dezembro de 2010.
 
Isto veio a abanar a industria de tal modo que foi pedido as modelos
para manterem um peso mais saudável.
 
Tudo isto para vos passar a mensagem de que nós temos de nos considerar bonitas mesmo não pesando 40 kilos, mesmo se não tivermos uma cara igual à de Adriana Lima, a beleza não tem só uma determinada feição, não tem só um determinado peso, não tem só uma determinada etnia, somos todos diferentes mas somos todos bonitos, essa é uma das belezas que este mundo nos proporciona.
 
Devia ser muito engraçado termos todos a mesma cara e o mesmo corpo por este mundo fora,
não haja duvida, lol.
 
 Nunca estamos satisfeitos com o que temos não é mesmo?, somos criaturas muito complicadas =D
 
Procurem ser saudáveis, isso é acima de tudo o mais importante.
Beijinhos e amem essa pessoa que vocês vêm no espelho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. epah, que foto horrenda! eu sou gordinha desde o inicio da puberdade, e francamente, gosto demasiado de comer para me preocupar muito com o assunto...so tenho pena de nao caber nas roupas quando as vou experimentar na loja, mas penso que tambem nao estou iludida quando tenho a sensação que os tamanhos estao a mingar...

    xoxo

    ResponderEliminar
  2. A anorexia é algo horrível, como qualquer outra doença. Só espero que todas as raparigas (e rapazes!) se amem e não ponham a sua vida em perigo pois valem mais do que qualquer tipo de industria.

    ResponderEliminar
  3. Eu felizmente sempre tive a sorte de ter um peso normal - embora tenha uma horrivel tendência para perder peso por causa do meu sistema nervoso.
    É triste que a industria da moda seja assim, embora hoje em dia já se veja certas organizações a abandonarem esse tipo de pensamento e a pedirem modelos saudáveis.
    Alguém que batalhou muito isso foi a Tyra Banks. Ainda me lembro de quando lhe disseram que ela estava gorda, quando tinha era o peso saudável e dentro do normal. O que fez com que ela montasse uma enorme campanha para que as pessoas aceitassem os seus corpos e vivessem de uma forma saudável.

    Eu não quero imaginar o que será viver com uma doença assim :s

    ResponderEliminar
  4. Nunca achei que a beleza estava na magreza.
    Na verdade, acho que as mulheres devem ter algumas curvas para serem bonitas! E os homens, são os primeiros a dizerem isso mesmo! Uma mulher bonita é uma mulher com um peso saudável, com algumas curvas.
    Tive uma amiga que sofria de anorexia. Era horrível, vê-la definhar... E o mal que esta doença lhe fez à cabeça.

    Devíamos esquecer este estereotipo parvo da magreza e incentivar as mulheres a sentirem-se felizes com o que têm!

    Aproveito para te convidar a participares no sorteio do meu blog!

    http://seferys.blogspot.pt/2012/09/sorteio-seferys-e-kinetics-professional.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parece que essa imagem só choca algumas pessoas. As outras continuam obcecadas com dieta e não se percebe como não vêm que a magreza não tem beleza nenhuma... Enfim, eu por mim só queria exterminar a celulite, ehehe
    beijinhos *

    http://chicmaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Muito bom post, e importante falar sobre estes assuntos!
    Sigo-te *

    http://petitsmorceauxdemoi.blogspot.co.at/

    ResponderEliminar

Olá, espero que tenhas gostado :)
Vou responder ao teu comentário no mesmo post onde comentas-te, fica atento/a.
Obrigado, beijinhos ;)